Notícias
CONHEÇA A AFEMOL
Fundada em 2006, a Associação Feminina do Sindimol – AFEMOL, é fruto da iniciativa das mulheres ligadas ao Sindicato das Indústrias de Madeira e Móveis de Linhares – SINDIMOL, sindicato reconhecido nacionalmente como principal indutor do desenvolvimento do Arranjo Produtivo de Móveis de Linhares.
A AFEMOL surgiu a partir da vontade destas mulheres de poder contribuir para a melhoria da qualidade de vida de crianças moradoras do Bairro Canivete, em Linhares, região de baixo IDH onde está localizado o polo moveleiro do município, que abriga grande parte das indústrias de madeira e móveis da região.
A associação está localizada junto à sede do Sindimol, em uma área de aproximadamente 42 mil metros quadrados, com campo de futebol, piscina, quadra de vôlei de areia, área de lazer e edificação com salas de atividades recreativas, refeitório, cozinha e sala para aulas de informática. O local também será utilizado para a implantação da marcenaria escola.
Tendo como missão “promover a inclusão e a responsabilidade social por meio de ações socioeducativas, criando condições favoráveis para que crianças e jovens se tornem agentes participativos da sociedade”, a Associação é formada por empresárias e também esposas de empresários do setor moveleiro de Linhares, dirigida por uma Diretoria Executiva e por um Conselho Fiscal eleitos para um mandato de três anos, tendo a atual diretoria uma gestão de 2014 a 2017.
A sustentabilidade financeira para manutenção dos projetos provém de doações realizadas por parte das empresas associadas ao Sindimol, beneficiadas por incentivos fiscais do Estado, e também por ações beneficentes realizadas pela própria associação junto à comunidade.
Em 2008, através do artigo 1º da Lei 2984, de 25 de Agosto de 2010, a AFEMOL foi declarada e reconhecida pela Prefeitura de Linhares como Instituição de Utilidade Pública, já tendo sido reconhecida anteriormente como entidade de assistência social pelo Conselho Municipal de Assistência Social e também membro do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente.
PROJETOS
Com 400 crianças atendidas em 2013, os projetos desenvolvidos pela instituição são custeados pelas empresas moveleiras da região, em parceria com o Sesi, Fundo da Infância e da Adolescência (FIA), e através de eventos de cunho social.
Os atendidos têm acesso gratuito a projetos baseados em políticas de inclusão e responsabilidade social. O Projeto Crescer, que trabalha a socialização através de aulas de informática, trabalhos de reciclagem, educação ambiental, educação artística e cultural, e também o Projeto Atletas do Futuro, este em parceria com o SESI, que promove e dissemina práticas esportivas como natação, vôlei e futebol, atividades desenvolvidas na sede da AFEMOL. Vale ressaltar que todos os participantes do Projeto Atletas do Futuro são provenientes de famílias de baixa renda, moradores do bairro Canivete e regiões vizinhas.
Também em parceria com o SESI são oferecidos cursos profissionalizantes de culinária e artesanato para os pais das crianças dos projetos da AFEMOL, de modo a contribuir para o aumento da renda familiar, além de atividades extras de disseminação da cidadania entre os participantes do projeto.
Podem participar dos projetos, com idade entre 07 e 11 anos, moradoras do Bairro Canivete, que estejam matriculadas e frequentando a escola. Oferecidos em dois turnos, os projetos atendem tanto as crianças que estudam no período da manhã quanto no período da tarde, que passam a ter ocupação, afastando-se de riscos e ameaças gerados pela ociosidade e que em muito tem contribuído para o aumento da violência em regiões de baixo IDH.